terça-feira, 8 de novembro de 2011

Deputados criticam secretário-geral da Fifa em audiência na Câmara (Postado por Lucas Pinheiro)

Integrantes da comissão especial que analisa a Lei Geral da Copa criticaram o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, durante reunião realizada nesta terça-feira (8) na Câmara dos Deputados.

O deputado Rui Palmeira (PSDB-AL) chamou Valcke de “arrogante” ao questioná-lo durante a reunião. O secretário-geral respondeu que sua função é apontar os problemas e fazer com que o evento seja realizado. “Não posso dizer que tudo está correto quando não está”, afirmou.

Palmeira também classificou a Lei Geral de texto “subjetivo e mal redigido”. Ao responder, Valcke foi irônico. “É um elogio muito bom.” Depois, afirmou que o texto foi feito em conjunto com o governo brasileiro.

O deputado Romário (PSB-RJ) questionou Valcke sobre sua suposta participação em um escândalo envolvendo a Fifa e duas operadoras de cartão de crédito. Valcke disse que não iria responder à pergunta, pois o caso já havia sido julgado.

Insatisfeito com a resposta, Romário interrompeu várias vezes a reunião, causando irritação ao relator da Lei Geral, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

“Se abrir a palavra novamente para o senhor, vai ter que abrir para os demais deputados”, disse Cândido a Romário. “Isso aqui é um circo”, afirmou Romário.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), afirmou que algumas das exigências da Fifa são “inaceitáveis”. Segundo ele, “o Brasil não pode se encolher e se agachar diante de uma entidade privada internacional e seus sócios nacionais”.

Valente afirmou ainda que o Brasil “tem legitimidade e história e deve organizar a Copa de acordo com as prioridades nacionais”.

Bebida nos estádios
Valcke defendeu a venda de bebida alcóolica nos estádios. “Não vou assumir nenhum compromisso de que o álcool não seja vendido nos estádios”, disse.

De acordo com o secretário-geral da Fifa, a venda de bebida nos estádios foi um dos compromissos assumidos pelo Brasil para ter o direito de sediar a Copa.

Proibida nos estádios por uma norma da CBF, a venda de bebidas é uma das exigências feitas pela Fifa ao governo brasileiro para a realização da Copa de 2014 no Brasil. Valcke disse que a venda controlada nas copas da Alemanha e da África do Sul não causou nenhum problema.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial