quarta-feira, 11 de abril de 2012

Comissão convoca ministra Ideli para explicar denúncias na Pesca (Postado por Lucas Pinheiro)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta (1) a convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para falar sobre as denúncias de irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca.

Na tarde desta quarta, a ministra divulgou nota informando que está "à disposição" da comissão para prestar esclarecimentos.

Ideli foi titular da pasta antes de assumir a articulação política do governo. Segundo o autor do requerimento, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a ministra terá explicar a aquisição das lanchas, que custaram R$ 31 milhões.

"Até onde temos informações, ela assinou um dos contratos. Ela também tem que explicar os pagamentos que foram feitos. Será que ela não tinha controle sobre estes pagamentos?" disse o deputado, que atribuiu a convocação a uma mistura de "vacilo e insatisfação" da base aliada.

A convocação da ministra recebeu oito votos favoráveis e sete contrários, com o apoio de dois partidos: o PP, da base aliada ao governo, e o PR, que tem se declarado independente mas negocia participações no governo. Um deputado do PMDB também colaborou. Sem estes apoios, a oposição teria ficado com apenas três votos.

"Foi um problema de quórum. Nós não estávamos com o quórum completo da comissão, mas também tivemos parlamentares do PP que votaram pela convocação da ministra, e, com o PR temos a identificação de um problema político", disse o deputado Odair Cunha (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara.

Outros ministros
Na mesma sessão, a comissão aprovou um convite ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para que ele fale sobre a transposição do Rio São Francisco.

O convite foi feito a partir de requerimento de deputados da oposição, que visitaram recentemente as obras. Segundo eles, o ministro precisa explicar porque houve aumento do custo previsto para as ações e porque muitas delas estão paradas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deverá ser ouvido pela comissão no dia 8 de maio. Ele deverá comparecer espontaneamente à comissão, segundo informou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), que disse ter conversado com o ministro sobre assunto.

A decisão é resultado de um acordo feito a partir de dois requerimentos apresentados pelo deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), que pedia que fossem ouvidos o ministro, o ex-assessor dele Edson Pereira de Oliveira e o ex-deputado federal do Rio de Janeiro Cristiano José Rodrigues de Souza sobre denúncias de irregularidades em hospitais federais no Rio de Janeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial