quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A coluna Panorama Político (16) do jornal O Globo (Ilimar Franco)
16.1.20138h00m

Uma reforma restrita
No Planalto, é dado como certo que o PMDB ganhará um novo ministério. O deputado Gabriel Chalita (SP) deve ser nomeado, até março, provavelmente, para o Ministério de Ciência e Tecnologia. O PSD também vai entrar para o governo. A cúpula do partido aposta na nomeação do vice paulista, Afif Domingos, para a pasta de Micro e Pequenas Empresas. Afif já esteve com Dilma.

Surfando na mesma onda
A conversa entre a presidente Dilma e o governador Eduardo Campos (PE-PSB) foi pautada pela crise econômica e a importância do Nordeste como alavanca da economia este ano. A contragosto, no ano passado, o Ministério da Fazenda aceitou ampliar o limite de endividamento dos governadores, dinheiro que, agora, garantirá obras de infraestrutura e o reaquecimento da economia, o que para Dilma, é fundamental. O PSB tem quatro governadores no Nordeste (PE, CE, PI e PB) e quer ser sócio do crescimento econômico. Ou seja, Campos é importantíssimo para Dilma neste momento e a ele não interessa conflito com o PT.
Bom para a oposição será ter a presidente Dilma candidata à reeleição, enfraquecida..., (pois) inviabilizar Dilma significa enfrentar Lula

Antônio Augusto de Queiroz
Diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar


A largada
O primeiro compromisso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na volta das férias é com o governador Geraldo Alckmin (SP). Ele irá a São Paulo e quer o aval de Alckmin para concorrer ao Planalto. Os tucanos garantem que Alckmin não está na briga pela sucessão de Dilma, mas a ele interessa atrasar o calendário eleitoral porque é candidato à reeleição.

Aviso aos petistas
Os petistas que conspiravam para derrubar as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) se acalmaram. Recebram um recado do Planalto que seu esforço seria inútil. A presidente Dilma quer mantê-las.

Pendurando as chuteiras
O governador Jaques Wagner (BA) decidiu não disputar as eleições de 2014. Sua intenção é concluir o mandato. Se ele tiver forças, fará do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli o candidato do PT ao Palácio de Ondina.

A UNE, o passado e a verdade
A UNE criará sexta-feira sua própria comissão da verdade. Ela será coordenada pelo ex-ministro dos Direitos Humanos no governo Lula Paulo Vannuchi e funcionará até abril de 2014. Estudantes que integrarão a comissão vão se debruçar nos arquivos e entrevistar os familiares de 46 dirigentes da UNE e Ubes desaparecidos durante os anos da ditadura militar.

O caminho das pedras
Vários ministros estão sendo instruídos pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) a prepararem palestras sobre seus programas de ação para os novos prefeitos, que participam de encontro organizado pelo governo no fim do mês.

2,03 milhões de queixas
Dados do Ministério da Justiça mostram que em 2012 houve aumento de 19,7% das reclamações a órgãos públicos de defesa do consumidor. Os maiores vilões (21,7% do total): telefonia celular e fixa, TV por assinatura e Internet.

Pop O cantor Carlinhos Brown vai estrelar a campanha do governo da Bahia, durante o Carnaval, contra o tráfico de pessoas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial